Ian Astbury Billy Duffy Jamie Stewart Nigel Preston
Ex-integrantes
Mark Brzezicki, Les Warner, Kid Chaos, Matt Sorum, Mickey Curry, Charlie Drayton, Craig Adams, Scott Garrett
The Cult é uma banda de hard rock alternativo, formada em Yorkshire, Inglaterra, em 1984, por ex-membros das bandas Southern Death Cult, Theatre Of Hate e posteriormente Death Cult.
Índice
1História
1.1Origens
1.2Anos 1980
1.3Anos 1990, atualmente
2Discografia
3Ligações externas
História
Origens
No fim dos anos 70, um jovem chamado Ian Astbury decidiu criar uma banda. Este foi o início do Southern Death Cult, um grupo de rock gótico pós-punk. A música do grupo não combinava totalmente com o seu estilo, uma vez que Astbury era muito influenciado pela música e visuais dos anos 60.
Em 1983, com o fim do Southern Death Cult, Ian Astbury junta-se a Billy Duffy (guitarra, ex-Theatre of Hate), Jamie Stewart (baixo, ex-Ritual) e Ray Mondo (bateria), e a banda passa a se chamar Death Cult.
Em julho de 1983, a banda lançou Death Cult, um EP com quatro canções. Em setembro do mesmo ano, Ray deixa a banda para dar lugar a Nigel Preston, (ex-Sex Gang Children). Com o novo baterista, o Death Cult lança em outubro de 1983 o single God Zoo.
Em uma sexta-feira, (13 de Janeiro de 1984), antes de fazerem um programa de TV, Ian decide que a banda passaria a se chamar The Cult, retirando, assim, a conotação "gótica" da banda. Astbury justificaria assim esta mudança: "nós somos mais vida do que morte".
A seguir, assinam um longo contrato com o selo Beggars Banquet e para consolidar sua popularidade nos quatro cantos da Inglaterra, o single Spiritwalker aponta no primeiro lugar da parada independente. Depois, a banda procede a uma turnê européia antes do lançamento de Dreamtime (em agosto de 1984).
Anos 1980
O álbum de estréia, Dreamtime (1984), mostrava uma banda muito eclética e pouco convencional. Na época, as revistas americanas classificaram o Cult como "muito gótico para o público em geral, muito heavy metal para os góticos e muito progressivo para os punks". Mesmo com toda essa indecisão, o álbum continha ótimas músicas, que a banda toca ao vivo até hoje. Após esse lançamento, o baterista Preston é substituído por Mark Brzezicki.
Durante as gravações do segundo álbum, Mark é substituído por Les Warner (ex-baterista de bandas como Sham 69 e Johnny Thunders) e é lançado o disco Love (1985). Este álbum é uma homenagem da banda a grupos e artistas da década de 1960 e 1970, como Led Zeppelin, The Doors, Jimi Hendrix, entre outros, que sempre os influenciaram, ainda que mantivesse forte influencia do rock gótico. Além do título do álbum, os timbres, os efeitos de guitarra e as equalizações utilizadas em Love, são baseadas nos discos dessa época (nos anos anteriores aos 1980). O grupo, assim, conseguiu projeção mundial, alcançando enorme sucesso com a faixa "She Sells Sanctuary".
O baixista Stewart passou a tocar guitarra base e o baixista Kid Chaos, de uma banda chamada Zodiac Mindwarp, entrou no grupo. Discussões entre Astbury e Duffy começaram a abalar o grupo. A dupla não estava se entendendo nas novas composições devido a direção que a banda queria tomar (indo para o hard rock tradicional e deixando o gótico) e a saída foi chamar o respeitado produtor Rick Rubin para rearranjar as músicas que já haviam sido gravadas (e que só foram lançadas no "Rare Cult Box Set", anos depois). Tal produtor já havia trabalhado com o Slayer e Danzig. Dessa união, surgiu em 1987, o álbum Electric, que foi um grande sucesso. O disco era pesado e foi rotulado como "Hard Blues Rock", deixando as influencias góticas e passando a um som mais próximo de bandas como AC/DC.
A banda entrou em turnê por um ano e meio e os problemas de Astbury com o álcool pioraram cada vez mais. Muitos shows, inclusive uma temporada no Japão, foram cancelados. Nessa época, Les Warner saiu do grupo.
Para a gravação do novo álbum, foi chamado o famoso produtor Bob Rock (Mötley Crüe e Bon Jovi e depois Metallica), Matt Sorum foi recrutado para as baquetas, Kid Chaos foi demitido e Jamie Stewart retornou ao baixo. Sonic Temple foi lançado em 1989, e acabou sendo um dos discos mais vendidos dos anos 1980. A banda retornou às guitarras góticas de "Love", adicionando o peso de "Electric", levando a banda ao mainstream com um som único. A faixa "Edie (Ciao Baby)" é tocada até hoje nas rádios. O álbum ainda teve a participação de Iggy Pop nos vocais de New York City. Após esse lançamento e a seguinte tour, Matt Sorum foi para o Guns N' Roses e Mickey Curry entra em seu lugar.
Anos 1990, atualmente
Contudo, as coisas não iam bem: Astbury havia chegado num nível em que o álcool trazia riscos graves para a sua saúde. A banda teve que se empenhar várias vezes com versões instrumentais nas músicas, para cobrir as constantes ausências de Astbury. No final da turnê do álbum Sonic Temple, em 1990, Stewart abandonou o grupo, cansado de ser mediador das constantes discussões entre Astbury e Duffy e da rotina das constantes turnês. Ele montou uma banda chama The Untouchables, com Adrian Smith, que havia saido do Iron Maiden na mesma época.
Com o novo baixista Charlie Drayton, a banda lança Ceremony, em 1991. O disco não trouxe nenhuma novidade, foi bem aceito pelos fãs, mas não foi tão bem aceito pela crítica. O que fez a banda refletir sobre uma mudança no estilo, pois o hard rock estava em baixa devido ao sucesso do grunge e do alternativo inglês.
Em 1993, mais mudanças: entram Craig Adams ex-Sisters of Mercy e The Mission no baixo e Scott Garrett na bateria. O produtor Bob Rock é chamado novamente e The Cult é lançado em 1994. O álbum, apesar de conter boas músicas e com clara influência do alternativo inglês, foi muito mal em vendas e deixou o grupo numa difícil situação, levando a banda a se dissolver após um show no Brasil. Astbury e Duffy partiram em projetos solo, mas nenhum deles conseguiu muita repercussão separados.
Decidem, então, unir-se novamente e participam da trilha sonora do filme estrelado por Nicolas Cage, Gone in 60 seconds com a faixa Painted on my Heart. A música fez grande sucesso tanto nas rádios, como na MTV. Em junho de 2001, o Cult lança o novo álbum Beyond Good and Evil, novamente com produção do veterano Bob Rock. Na seqüência, a banda entrou em mais um hiato. Astbury foi chamado para assumir os vocais de 'The Doors of The 21st Century', fato previsível, já que Oliver Stone havia pensado no cantor para estrelar o filme The Doors, em 1991, que Val Kilmer acabou por estrelar.
Em 2005, o Cult anunciou a volta as atividades e a tour Return Of The Wild, que resultou no último disco da banda, lançado em 2007, chamado Born Into This, sempre com Astbury e Billy Duffy como os membros principais. Em 2007-2008, a banda teve seu sucesso "She Sells Sanctuary" presente no game Guitar Hero Aerosmith. A mesma música já havia sido licenciada, em 2001, para o jogo Gran Turismo 3: A-Spec e, em 2002, para o jogo Grand Theft Auto: Vice City, podendo esta ser ouvida na rádio VROCK, criada pelo game.