The Darkness
(A Escuridão) é uma banda inglesa de Glam/Hard Rock, nascida em 2000. Suas músicas têm influência em bandas de rock dos anos 70, como Queen, Kiss, AC/DC, Judas Priest, Led Zeppelin, Thin Lizzy, New York Dolls, Mott the Hoople, Van Halen,T.ReBiografia
Os irmãos Justin Hawkins e Dan Hawkins nasceram em Suffolk, na Inglaterra, e montaram uma banda de covers, com Dan nos vocais. Em 1997, Justin foi para a universidade em Huddersfield e Dan foi para Londres à procura de uma banda em que ele pudesse tocar. Foi lá que conheceu o baixista Frankie Poullain, com quem dividiu um apartamento.
Nos finais de semana, Justin e um baterista amigo dos irmãos, Ed Graham, visitavam Dan em Londres. O trio montou uma banda de rock progressivo chamada Empire. Não durou muito porque eles não ficaram satisfeitos com o resultado, principalmente com a performance de Dan nos vocais. Um tempo depois, Justin participou de um concurso com a canção “Bohemian Rhapsody”, do Queen. Dan ficou impressionado com a performance do irmão e percebeu que Justin deveria cantar dali para frente.
Os irmãos decidiram chamar os amigos de volta. Frankie estava na Venezuela e voltou para Londres. Já Ed Graham tocava em outra banda, mas saiu para acompanhar o grupo. Em 2000, nascia o grupo de glam rock The Darkness e os dois primeiros anos foram dedicados ao circuito musical de Londres. Em 2002 saiu o EP “I Believe in a Thing Called Love”, pelo selo independente Must Destroy Music.
Naquele ano, eles abriram shows para o Deep Purple e Def Leppard e, no início de 2003, foi lançado o single “Get Your Hands Off My Woman”, que alcançou a 36º na parada britânica. A Atlantic Records interessou-se pelo grupo e colocou nas lojas o disco de estréia “Permission to Land”. Antes de chegar nos Estados Unidos, o grupo teve que regravar uma canção do disco para tirar o excesso dos palavrões. Um ano depois do lançamento, comemoraram 1,2 milhões de cópias vendidas na Inglaterra e mais de meio milhão nos Estados Unidos.
A consagração veio em 2004, com quatro indicações ao Brit Awards. Foram elas: Grupo Revelação, melhor Grupo Inglês, Banda de Rock e Disco. O grupo levou as três últimas.
Em 2005 Frankie Poullain sai da banda e é substituído por Richie Edwards,no mesmo ano que estava sendo gravado o álbum One way ticket to hell...and back, Richie Edwards não tocou baixo no disco,pois todas as partes de baixo já tinha sido gravada por Dan H. mas ele deu os créditos a Richie,no mesmo sai o single “One Way ticket”.
No ano de 2006 o The Darkness lança dois singles "Is it just me ?" e "Girlfriend",no meio do ano de 2006 é anunciado a saída do vocalista Justin Hawkins, foi declarado que sua saída da banda foi por causa de drogas tanto que ele se internou numa clinica de tratamento.
No começo de 2007 é anunciada a entrada de um novo integrante na banda, Toby MacFarlaine que assumi o posto de baixista da banda, já que Richie assumi o posto de vocalista.
Os ex-membros do The Darkness (Dan, Ed, Richie) formam uma nova banda chamada de Stone Gods junto com Toby.
Curiosidades
- O vocalista Justin Hawkins é super preocupado com seu público, tanto que não gosta que o público bata palmas ao fim das músicas, pois se preocupa com a maneira que os fãs iriam segurar suas bebidas, caso estivessem com alguma. Por isso ele prefere que os fãs façam um sinal de positivo com um dedão, assim eles não correm o risco de segurar mal sua bebida e se machucarem com copos quebrados durante o show.
- Frankie Poullian, baixista da banda, morou 9 meses na Venezuela e voltou para a Inglaterra à pedido de Justin (pedido feito por e-mail) para que ele se juntasse à banda.
- Justin Hawkins tem um problema no esôfago. Justin tem refluxo de ácido e foi operado em 2004, ao fim da turnê da banda. O vocalista teme que essa operação traga algum problema para sua voz, mas particularmente aos seus agudos.
- O Darkness doou uma guitarra Gibson autografada para entrar em leilão no E-bay. Os beneficiados com essa boa ação são as crianças de rua brasileiras, já que a instituição que arrecadará o valor conseguido na guitarra atua em projetos sociais aqui no Brasil.
- Com a grande onda de censura na industria fonográfica norte-americana, o Permission to Land, álbum de estréia da banda, teve que passar por algumas modificações, pois o número de palavrões era enorme.
- No Zoológico de Suffolk, cidade perto de Lowestoft (cidade natal da banda), existe uma girafa chamada Justin Hawkins. O zoológico decidiu prestar essa homenagem ao vocalista, que adorou a idéia.
- Os habitantes da cidade de Lowestoft decidiram homenagear seus mais ilustres cidadãos, dando seu nome a uma rua. O que não se sabe exatamente é o nome da rua, se será Darkness avenue ou Hawkins way.
- Justin Hawkins já recebeu uma ameaça de morte por carta. Sobre o fato, Justin disse: "Foi uma carta manuscrita e é muito esquisita.É bastante lisonjeiro que alguém queira me matar, mas, ao mesmo tempo, é muito assustador. Estou mais preocupado com a minha segurança de verdade. Você não pode sair por aí sendo bonzinho com todo mundo, porque, as vezes, as pessoas não entendem direito e começam a tomar liberdades".
Discografia
Álbums
- Permission to Land (2003)
- One Way Ticket to Hell... And Back (2005) Eps
- I Believe in a Thing Called Love (Ep) (2002)
Dvd Singles
- "Growing On Me" (2003)
- "I Believe In A Thing Called Love" (2003)
- "Christmas Time (Don't Let The Bells End)" (2003)
- "Love Is Only A Feeling" (2004)
- "One Way Ticket" (2005)
- "Is It Just Me?" (2005)
- "Girlfriend" (Dvd single) (2005)
2003
- Kerrang! Melhor Álbum (Permission To Land)
- Kerrang! Melhor Actuação Ao Vivo
- Metal Hammer 'Golden God'(Deus Dourado) para Melhor Single (Get Your Hands Off My Woman)
2004
- Kerrang! Melhor Banda Inglesa
- Kerrang! Melhor Actuação Ao Vivo
- Metal Hammer 'Golden God'(Deus Dourado) para Melhor Clipe ("Love Is Only a Feeling")
- Ivor Novello Award para Compositor do Ano
- BRIT Awards|BRIT Award para Melhor Actuação
- BRIT Awards|BRIT Award para Melhor Actuação de Rock
- BRIT Awards|BRIT Award para Melhor Álbum (Permission To Land)
- MTV Europe Music Award para Melhor da MTV2 UK & Ireland Act.
- IFPI Platinum Europe Award por vender na Europa 1,000,000 de discos(triplo Platinum) (Permission To Land)
- Elle Style Award para Banda Mais Estilosa
- Meteor Ireland Award para Melhor Álbum (Permission To Land)
- Smash Hits! Pollwinners' Party para Melhor Rock Award
- RIAA Gold Award Certificação de vendas digitais para 100,000 downloads (I Believe In A Thing Called Love)
- European Border Breakers Award para Melhor venda fora de seu pais em 2003 (na Europa) (Permission To Land)
2005
- ASCAP Award para um dos trabalhos mais executados nos EUA (I Believe In A Thing Called Love)2006
- MTV Australia Awards Melhor Clipe de Rock para One Way Ticket.
x e Sweet.